quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Gnathonemus petersii (peixe elefante)

Gnathonemus petersii
peixe-elefante

Origem: Congo e Nigéria
Tamanho: 18cm (vai até os 25cm)
Comida preferida: congelada

Preço do peixe: 19 euros
Temperatura: 27º
ph: 7



É um dos meus peixes preferidos no aquário. Mesmo sendo bastante maior que os seus restantes companheiros de aquário não destoa, pois é muito calmo nos seus movimentos. São pretos aveludados com pequenas riscas brancas no rabo. Tem uma tromba como os elefantes mas assemelham-se no focinho aos golfinhos. Esconde-se sempre por trás de algum tronco ou mesmo por baixo do filtro. Mesmo sendo um peixe muito calmo, é bastante territorial, usando os seus 15cm de tamanho para afastar os chatos do costume, neste caso um tubarão albino e um botea palhaço de cerca de 7cm cada um.


Os peixes elefantes são considerados os mais inteligentes dentre as espécies de aquários de água doce. Supostamente não se dá com peixes da mesma espécie, eu não acredito muito nisso, mas não quisemos correr o risco.



Apenas o vi a comer uma vez - comida congelada - de resto alimenta-se de noite e come o que encontra já no fundo. Na foto é visível a sua timidez. É considerado um peixe muito sensível, mas felizmente foi um dos poucos peixes que sobreviveu a uma epidemia no aquário, onde morreram 95% dos peixes.

Quando ele se deixar fotografar eu coloco aqui uma foto melhor.

2 comentários:

bia disse...

o meu elefante morreu hoje :( tinha dois davam se bem mas agora só tenho um talvez o que ficou fique triste e morra pq ao contrario que dizem na loja disseram me que estes peixes gostam de um companheiro da msm especie. numca o vi comer talez seja por dar comida drante o dia vou passar a dar antes de apagar as luzes. paguei 3 euros e um foi de graça pq a loja de animais trabalha uma amiga minha que me ofereçe os peixes mas o preõ dele na loja dela custa 12 euros.abraço

bia disse...

desculpem os erros ;)